Estudo analisa impacto das políticas de auxílio-transporte aos trabalhadores metropolitanos brasileiros

O estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que, no Brasil, o custo dos deslocamentos urbanos é elevado quando comparado à renda da população mais pobre. Essa realidade não apenas dificulta o acesso a oportunidades de emprego, educação e saúde, mas também no ciclo de desigualdade socioeconômica nas áreas metropolitanas. O custo desses deslocamentos com o transporte público urbano (TPU) é desproporcional em relação à renda dos mais necessitados, representando até 15% do orçamento familiar.

De acordo com o texto para discussão "Auxílio-transporte aos trabalhadores metropolitanos brasileiros: são os mais pobres que realmente se beneficiam?”, a principal política pública de auxílio-transporte, o vale-transporte (VT), beneficia apenas os trabalhadores formais, deixando de fora uma grande parcela da população que trabalha informalmente, estimada em cerca de 40% da população ocupada. Além disso, a ausência de programas públicos de auxílio-transporte para os desempregados limita as chances de recolocação no mercado de trabalho desses trabalhadores.

Com base nos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2018-2019 do IBGE, observa-se que trabalhadores com menor escolaridade e renda têm pouquíssimas chances de receber qualquer tipo de auxílio-transporte. Além disso, políticas de concessão de gratuidades, como para idosos, pessoas com deficiência e estudantes, abrangem pouco os trabalhadores de baixa renda, criando uma distorção que coloca a maior parte do ônus sobre os próprios usuários do sistema, que geralmente são os mais pobres.

A análise das políticas de auxílio-transporte revela que os mais necessitados são os que menos se beneficiam dessas medidas. Trabalhadores com baixa escolaridade e renda têm poucas chances de receber auxílio-transporte, contribuindo para a perpetuação da desigualdade de oportunidades. Além disso, o estudo avaliou os benefícios indiretos para os mais pobres, como o aumento da acessibilidade ao território, permitindo a realização de viagens mais distantes, e o aumento do consumo familiar proporcionado pelo recebimento do benefício

Carlos Henrique Ribeiro Carvalho, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, destaca a importância da pesquisa. "Examinar a distribuição do auxílio-transporte entre os chefes de família nas regiões metropolitanas do Brasil. Avaliar se as políticas públicas e empresariais realmente beneficiam os mais pobres e entender quem são os principais beneficiários do auxílio-transporte e como esse auxílio impacta os mais pobres em termos de mobilidade e consumo", disse.

Diante desse cenário, o estudo propõe a adoção de políticas públicas complementares ao vale-transporte, que alcancem os trabalhadores informais e desempregados. Visando garantir uma mobilidade mínima para a população pobre do Brasil, promovendo a inclusão social e reduzindo as disparidades socioeconômicas.

 

Fonte: IPEA

Cotações e Índices

Moedas - 16/05/2024 18:30:00
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 5,129
  • 5,130
  • Paralelo
  • 4,950
  • 5,470
  • Turismo
  • 5,000
  • 5,310
  • Euro
  • 5,572
  • 5,580
  • Iene
  • 0,033
  • 0,033
  • Franco
  • 5,662
  • 5,670
  • Libra
  • 6,489
  • 6,506
  • Ouro
  • 394,490
  • 394,490
Mensal - 15/05/2024
  • Índices
  • fev/24
  • mar/24
  • Inpc/Ibge
  • 0,81
  • 0,19
  • Ipc/Fipe
  • 0,46
  • 0,26
  • Ipc/Fgv
  • 0,55
  • 0,30
  • Igp-m/Fgv
  • -0,52
  • -0,47
  • Igp-di/Fgv
  • -0,41
  • -0,30
  • Selic
  • 0,80
  • 0,83
  • Poupança
  • 0,53
  • 0,55
  • TJLP
  • 0,54
  • 0,54
  • TR
  • 0,01
  • 0,03

Agendas Tributárias

  • EFD-Contribuições.
  • IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
  • IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb)
  • INSS | Previdência Social.
  • Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf)
  • CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
  • COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.
  • DCP | Demonstrativo de Crédito Presumido.

Rua Luís Góis, 1592, Mirandópolis, São Paulo - SP
Cep: 04043-200  |  Fone: 11. 5079 8588  |  Fax: 11. 5079 8585
contato@planaudi.srv.br

Desenvolvido pela TBrWeb
( XHTML / CSS )