Com o objetivo de fortalecer a produção e o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis, o Governo Federal lançou, nesta terça-feira (8.07), a XXI Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico. A iniciativa, liderada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), une os esforços de diversas pastas que trabalham com o tema de forma transversal em todo o país.
A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Lilian Rahal, destacou o histórico e a relevância da campanha. “Celebro esse momento em que o governo tem um olhar mais amplo para essa agenda da produção orgânica e também da agroecologia”, disse, ressaltando que a ação, ao longo de mais de duas décadas, tem sido uma oportunidade fundamental para reforçar o papel dos orgânicos na promoção da alimentação saudável.
Lilian Rahal ressaltou ainda a importância de integrar outras agendas transversais, que abrangem desde a produção até a distribuição, o abastecimento e o consumo de alimentos. “Nos somamos a essa iniciativa entendendo a oportunidade que representa para a promoção da alimentação saudável e para o fortalecimento de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis”, afirmou.
A secretária também chamou a atenção para o momento estratégico que o Brasil vive ao se preparar para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, em Belém (PA). Ela celebrou que a conferência colocará em foco o debate sobre como os sistemas alimentares impactam as mudanças climáticas.
“Que aproveitemos esse momento para mostrar que, ao mesmo tempo em que são um desafio no contexto das mudanças climáticas, os sistemas alimentares também podem ser uma oportunidade de enfrentarmos esse problema, a partir de práticas saudáveis e sustentáveis de produção e consumo de alimentos”, destacou a secretária.
Para o secretário de Política Agrícola do MAPA, Guilherme Campos, a campanha reflete a riqueza e a diversidade de alimentos do Brasil. Desde sua criação, a iniciativa busca conscientizar a população sobre os múltiplos benefícios dos produtos orgânicos, estimulando o consumo ao informar de maneira clara como esses alimentos são produzidos e como o consumidor pode identificá-los nos pontos de venda.
Fonte: GOV.br
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