Indisponibilidade de produtos derruba visibilidade no e-commerce já no primeiro dia

Um estudo da Lett, marca da Neogrid especializada em inteligência de dados para a cadeia de consumo, revela um impacto imediato e expressivo na visibilidade de produtos em e-commerces quando ficam fora de estoque. Segundo o levantamento, 46% das mercadorias que estavam entre os cinco destaques caem para além da 30ª posição já no primeiro dia de indisponibilidade.

A pesquisa evidencia o efeito da chamada “ruptura” no ambiente digital, especialmente em categorias de alto giro. Café, itens de limpeza e snacks & bebidas são os segmentos mais afetados: mais de 64% dos produtos dessas categorias desaparecem do topo dos rankings em apenas 24 horas sem estoque. Já outras áreas, como leite e nutrição infantil, chocolates e doces e suplementos, mostram um impacto menor — ainda assim, 38% desses produtos perdem posição considerável.

 

Os mais afetados

Entre os canais de comércio eletrônico analisados, o modelo Bricks & Clicks (que integra lojas físicas ao digital) apresenta o maior índice de queda no segmento alimentar: 46% dos itens saem do top 30 no primeiro dia de ruptura. Marketplaces e pure players aparecem na sequência, com 39%, enquanto no setor farmacêutico o índice atinge 35%.

A recuperação também não acontece de forma automática. De acordo com o estudo, apenas 37,9% dos produtos voltam à lista dos cinco primeiros no dia seguinte à reposição. A normalização tende a acontecer apenas a partir do segundo dia, quando 59% recuperam a visibilidade.

A indisponibilidade afeta inclusive os produtos patrocinados, que continuam visíveis nas primeiras posições, mas não podem ser adquiridos. Durante o período analisado, em quase 7% dos dias havia anúncios pagos de produtos sem estoque. Extrapolando esse dado para o ano, são 26 dias de frustração para o consumidor e perda potencial para as marcas.

Esse fenômeno ganha ainda mais relevância diante de dados da Amazon: 70% dos consumidores iniciam a jornada de compra pela barra de pesquisa e 86% das vendas acontecem entre os 10 primeiros resultados — um cenário que destaca o valor estratégico da permanência nas primeiras posições.

Para Davi Song, CEO da Lett, os números são um alerta para as marcas: “Com o e-commerce cada vez mais competitivo, o levantamento mostra que manter a disponibilidade não é apenas uma questão operacional, mas um fator estratégico para vendas e visibilidade”. “Empresas que não conseguirem gerir seus estoques adequadamente podem desaparecer das vitrines virtuais, perdendo espaço para concorrentes mais preparados”, completa.
 

Fonte: correiobraziliense

 

 

Cotações e Índices

Moedas - 16/05/2025 18:30:00
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 5,658
  • 5,668
  • Paralelo
  • 5,633
  • 5,633
  • Turismo
  • 5,699
  • 5,882
  • Euro
  • 6,313
  • 6,329
  • Iene
  • 0,039
  • 0,039
  • Franco
  • 6,751
  • 6,768
  • Libra
  • 7,516
  • 7,529
  • Ouro
  • 583,472
  • 583,587
Mensal - 16/05/2025
  • Índices
  • mar/25
  • abr/25
  • Inpc/Ibge
  • 0,51
  • 0,48
  • Ipc/Fipe
  • 0,62
  • 0,45
  • Ipc-di/Fgv
  • 0,44
  • 0,52
  • Igp-m/Fgv
  • -0,47
  • 0,31
  • Igp-di/Fgv
  • 1,00
  • -0,50
  • Selic
  • 0,96
  • 1,06
  • Poupança
  • 0,61
  • 0,67
  • TJLP
  • 0,66
  • 0,72
  • TR
  • 0,11
  • 0,17

Agendas Tributárias

  • EFD-Contribuições.
  • CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
  • COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.
  • Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf)
  • Previdência Social (INSS) - Contribuinte individual, facultativo e segurado especial optante pelo recolhimento como contribuinte individual.
  • DCP | Demonstrativo de Crédito Presumido.

Rua Luís Góis, 1592, Mirandópolis, São Paulo - SP
Cep: 04043-200  |  Fone: 11. 5079 8588  |  Fax: 11. 5079 8585
contato@planaudi.srv.br

Desenvolvido pela TBrWeb
( XHTML / CSS )